ELEIÇÕES 2026

Após votação expressiva em MT, Mauro e Medeiros entram na articulação de Flávio

Senadores eleitos por Mato Grosso e suplentes participam de encontro organizado pelo PL nesta terça-feira para definir ações da campanha presidencial nos estados

Published

on

A disputa pelo segundo turno da eleição presidencial já começou a movimentar as principais lideranças políticas de Mato Grosso. Os senadores eleitos Mauro Mendes (União) e José Medeiros (PL) embarcam nesta terça-feira (6) para Brasília, onde participarão de uma reunião com o presidenciável Flávio Bolsonaro (PL).

Também devem integrar a comitiva mato-grossense os primeiros suplentes Cidinho Santos (PP), de Mauro, e Odílio Balbinotti (PL), de Medeiros, que coordenou a campanha de Flávio no primeiro turno em Mato Grosso.

O encontro faz parte de uma articulação nacional conduzida pela direção do PL para organizar a atuação dos aliados na segunda etapa da eleição presidencial. A ideia é reunir lideranças eleitas em diferentes estados para discutir estratégias, mobilização política e ações de campanha até a votação do dia 25 de outubro.

Mato Grosso entra na mesa de estratégia

O desempenho de Flávio Bolsonaro em Mato Grosso colocou o Estado entre os principais focos da articulação para o segundo turno.

No primeiro turno, o candidato do PL recebeu 1.298.581 votos em Mato Grosso, o equivalente a 65,15% dos votos válidos. Lula (PT) ficou com 581.681 votos, ou 29,18%. A diferença entre os dois chegou a 716.900 votos.

Leia Também:  Câmara de Cuiabá vai às urnas em peso, mas só Samantha consegue o salto para a Assembleia

Com esse resultado, as lideranças mato-grossenses que participaram da campanha de Flávio devem levar para Brasília uma avaliação sobre o desempenho no Estado e sugestões para a nova etapa da disputa.

Balbinotti confirmou a participação no encontro e afirmou que a reunião terá como objetivo justamente organizar a campanha para o segundo turno.

Segundo ele, Mato Grosso conseguiu uma votação expressiva para o candidato do PL e a experiência da campanha no Estado será colocada à disposição da coordenação nacional.

Reunião deve reunir aliados de vários estados

A agenda em Brasília não ficará restrita à bancada mato-grossense. A expectativa é de que políticos eleitos e lideranças de outras unidades da Federação também participem das discussões.

A proposta é estabelecer uma atuação coordenada dos aliados de Flávio nos estados, definindo formas de ampliar a mobilização eleitoral durante as próximas semanas.

Em Mato Grosso, a tarefa deverá envolver justamente os nomes que saíram fortalecidos das urnas no domingo e que agora passam a atuar na articulação da campanha presidencial.

Resultado ampliou espaço de Flávio em MT

Além de superar Lula com ampla vantagem, Flávio também ultrapassou o percentual obtido por Jair Bolsonaro no primeiro turno de 2022.

Leia Também:  Cuiabana Marina JHC é eleita senadora por Alagoas e derrota Renan Calheiros após 32 anos

Naquela eleição, o ex-presidente recebeu 59,84% dos votos válidos em Mato Grosso. Quatro anos depois, Flávio chegou a 65,15%, crescimento de 5,31 pontos percentuais.

O candidato do PL terminou o primeiro turno na liderança em 133 dos 142 municípios mato-grossenses, enquanto Lula venceu em nove cidades.

É justamente esse desempenho que deverá entrar na pauta da reunião em Brasília.

Mato Grosso prepara o segundo turno

Com Mauro Mendes e José Medeiros eleitos para o Senado e seus respectivos suplentes participando da reunião, Mato Grosso passa a integrar diretamente a rodada nacional de articulações do PL para o segundo turno.

A eleição presidencial será decidida em 25 de outubro, quando Flávio Bolsonaro e Lula voltarão às urnas.

Até lá, a reunião desta terça-feira deverá servir para alinhar discurso, estratégias e formas de atuação das lideranças que apoiam o candidato do PL nos estados.

Depois de uma votação expressiva em Mato Grosso no primeiro turno, a disputa agora muda de fase — e Brasília será o ponto de partida para organizar a estratégia das próximas três semanas.

Jornalista: Luan Schiavon

📲 Clique aqui e receba notícias do VOZMT no seu celular

 

Advertisement
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

ATÉ ZUNIL

Câmara de Cuiabá vai às urnas em peso, mas só Samantha consegue o salto para a Assembleia

Published

on

A eleição deste domingo (4) funcionou como um verdadeiro teste de força para os vereadores de Cuiabá que decidiram deixar, ao menos temporariamente, o plenário da Câmara Municipal para tentar voos mais altos. Dos sete parlamentares que disputaram vagas na Assembleia Legislativa de Mato Grosso ou na Câmara Federal, apenas Samantha Íris (PL) conseguiu transformar o mandato municipal em uma cadeira no Legislativo estadual.

Com 57.900 votos, Samantha foi eleita deputada estadual e se tornou a única vereadora da Capital a sair das urnas com o passaporte carimbado para uma nova etapa da carreira política.

O desempenho dos demais candidatos, porém, mostrou que ter mandato na Câmara de Cuiabá está longe de ser garantia de sucesso em uma eleição geral.

Três tentaram a Assembleia, mas ficaram na suplência

Na disputa por uma vaga na Assembleia Legislativa, além de Samantha, outros três vereadores cuiabanos colocaram seus nomes nas urnas.

Alex Rodrigues (Podemos) obteve 17.013 votos, enquanto Michelly Alencar (União Brasil) terminou com 11.788. Já Maysa Leão (Republicanos) recebeu 8.958 votos.

Apesar de terem alcançado votações expressivas, nenhum dos três conseguiu entrar na relação dos eleitos.

Na prática, o eleitorado cuiabano até entregou alguns milhares de votos aos candidatos, mas não o suficiente para garantir a mudança de endereço político.

Leia Também:  Câmara de Cuiabá vai às urnas em peso, mas só Samantha consegue o salto para a Assembleia

Ranalli chega aos 30 mil, mas Brasília fica distante

Na corrida pela Câmara dos Deputados, o vereador Rafael Ranalli (PL) foi o mais votado entre os parlamentares da Capital que tentaram uma vaga em Brasília.

Ele recebeu 30.237 votos, desempenho bem superior ao dos demais vereadores candidatos, mas ainda insuficiente para conquistar uma cadeira na bancada mato-grossense na Câmara Federal.

Também disputaram a eleição para deputado federal Eduardo Magalhães (Republicanos), que obteve 11.782 votos, e Katiuscia Manteli (Podemos), com 11.195 votos.

Os três ficaram pelo caminho e, pelo menos por enquanto, seguem com seus projetos políticos concentrados no Legislativo cuiabano.

Samantha deixa uma cadeira aberta na Câmara

A única vitória também produzirá uma mudança imediata na composição da Câmara de Cuiabá.

Com a ida de Samantha Íris para a Assembleia Legislativa a partir de 2027, uma vaga será aberta no Legislativo municipal. O nome mais cotado para assumir o posto é o do primeiro suplente do PL, o jornalista Fellipe Corrêa.

Fellipe já conhece o caminho até o plenário da Câmara. Ele chegou a exercer mandato temporariamente durante o afastamento do vereador Chico 2000, antes de retornar ao Executivo municipal, onde atualmente ocupa uma secretaria.

A situação, no entanto, ainda depende da decisão de Fellipe. Caso ele escolha permanecer no secretariado da Prefeitura, a vaga poderá ser ocupada pelo segundo suplente, Rafael Yonekubo.

Leia Também:  Cuiabana Marina JHC é eleita senadora por Alagoas e derrota Renan Calheiros após 32 anos

O placar das urnas

Deputado estadual

  • Samantha Íris (PL) — 57.900 votos — eleita
  • Alex Rodrigues (Podemos) — 17.013 votos
  • Michelly Alencar (União Brasil) — 11.788 votos
  • Maysa Leão (Republicanos) — 8.958 votos

Deputado federal

  • Rafael Ranalli (PL) — 30.237 votos
  • Eduardo Magalhães (Republicanos) — 11.782 votos
  • Katiuscia Manteli (Podemos) — 11.195 votos

Um salto que não aconteceu

O resultado deixa uma leitura política difícil de ignorar: dos sete vereadores que tentaram transformar a visibilidade conquistada na Câmara de Cuiabá em uma vaga no Legislativo estadual ou federal, somente Samantha conseguiu dar o salto.

Para os outros seis, a eleição serviu como uma espécie de freio de mão puxado. Alguns tiveram votações relevantes, mas nenhum conseguiu alcançar o objetivo principal.

Samantha, por outro lado, fez o movimento completo: saiu da Câmara Municipal, passou pelas urnas e garantiu uma cadeira na Assembleia.

Para seis vereadores, o elevador político de Cuiabá parou antes do andar desejado. Para Samantha, desta vez, a porta abriu.

📲 Clique aqui e receba notícias do VOZMT no seu celular

Continue Reading

POLÍTICA MT

POLICIAL

MATO GROSSO

MUNICÍPIOS

MAIS LIDAS DA SEMANA