Política MT

Morte de servidor no auge de ataque hacker amplia pressão sobre Secretaria de Saúde

Published

on

Um dia após a confirmação de um ataque hacker à infraestrutura tecnológica da Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso (SES-MT), o deputado estadual Wilson Santos (PSD) revelou uma nova denúncia envolvendo a pasta. Segundo o parlamentar, um servidor ligado à área de Tecnologia da Informação (TI) da secretaria teria tirado a própria vida em março deste ano, período em que ocorreu a invasão aos sistemas da SES.

A informação foi divulgada durante entrevista concedida ao programa A Notícia de Frente, da TV Vila Real, nesta quarta-feira (3). De acordo com Wilson Santos, os dados chegaram ao seu gabinete por meio de denúncia anônima e ainda estão sendo apurados pela equipe da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investiga possíveis irregularidades na Secretaria de Saúde.

“Não tenho causa da morte, mas têm chegado muitas informações e documentos à CPI de forma anônima. Uma das informações foi que esse responsável pela TI teria morrido nesse mesmo período, próximo de março. A secretaria ainda dificulta muito, o coro está grosso. Mas vamos conseguir”, afirmou o deputado.

Leia Também:  Justiça Eleitoral reconhece ilegalidade de provas e devolve mandato a vereadora

Presidente da CPI da SES, Wilson Santos declarou que as informações relacionadas ao ataque cibernético podem ser mais graves do que se imagina. Segundo ele, a comissão pretende aprofundar as investigações sobre o caso, incluindo a realização de análises periciais dos dados relacionados à invasão dos sistemas.

O parlamentar informou ainda que a CPI se reunirá para aprovar novos requerimentos, ouvir testemunhas e convocar investigados. Entre os próximos passos, estão depoimentos de delegados responsáveis pela Operação Espelho, além da convocação de empresários e de atuais e ex-gestores da pasta.

“Centenas de milhões foram desviados na secretaria enquanto a população corria desesperada para salvar entes queridos. A CPI vai trabalhar. Iremos ouvir hoje os dois delegados que realizaram a Operação Espelho. Vamos aprovar requerimentos e convocar empresários. Queremos ainda ouvir o atual e o ex-secretário da pasta. Não iremos parar nem nos intimidar com as pedras no caminho”, declarou.

Ataque hacker

Na terça-feira (2), a Secretaria de Estado de Saúde confirmou ter sido alvo de um ataque cibernético identificado em março deste ano. O caso está sendo investigado pela Polícia Civil.

Leia Também:  Prefeito de Cuiabá rebate críticas sobre nome de Samantha Iris em placa de inauguração do CIAC

Segundo a SES, os invasores chegaram a exigir pagamento para devolver dados que teriam sido sequestrados durante a ação. Em nota, a pasta informou que o volume de informações afetadas representa menos de um terabyte do total armazenado pela instituição e que os dados foram recuperados por meio dos sistemas de contingência e segurança já existentes.

A secretaria afirmou ainda que a base principal de dados não foi comprometida e que os serviços prestados à população não sofreram interrupções em decorrência do incidente.

O caso foi registrado na Delegacia Especializada de Repressão a Crimes Informáticos e Cibernéticos e comunicado à Agência Nacional de Proteção de Dados (ANPD), conforme determina a legislação vigente.

A SES também negou ter realizado qualquer pagamento de resgate aos criminosos e informou que segue colaborando com as autoridades para identificar os responsáveis pelo ataque e reforçar os mecanismos de segurança digital.

 

Advertisement
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política MT

Grupo de Paula Calil e Dilemário Alencar articula aliança por comando da Câmara de Cuiabá

Published

on

A disputa pela Presidência da Câmara Municipal de Cuiabá ganhou novos contornos nesta semana com a aproximação entre os grupos da vereadora Paula Calil (PL) e do vereador Dilemário Alencar (União Brasil). Os parlamentares se reuniram na noite de segunda-feira (1º) para discutir uma estratégia conjunta visando o comando da Casa de Leis e a defesa do adiamento da eleição da Mesa Diretora.

O encontro reuniu 12 vereadores alinhados ao grupo de Paula Calil, que busca a reeleição à Presidência do Legislativo municipal. Também participaram Dilemário Alencar e a vereadora Baixinha, apoiadora de sua candidatura. O vereador Ilde Taques, que também disputa o comando da Câmara, e seus aliados não participaram da reunião.

Segundo informações das articulações internas, houve consenso entre os presentes pela defesa do adiamento da eleição da Mesa Diretora, atualmente prevista para 25 de agosto, para o dia 5 de novembro. Além disso, os grupos firmaram um entendimento político para atuar em conjunto na disputa pela composição da futura Mesa Diretora.

Leia Também:  Rosa Neide lidera lembrança espontânea para deputado federal em Mato Grosso, aponta pesquisa MT Dados

Cenário para a Presidência

Nos bastidores, a estratégia prevê que, caso Paula Calil não consiga aprovar uma alteração no Regimento Interno que permita sua reeleição, o grupo passará a apoiar a candidatura de Dilemário Alencar à Presidência da Câmara.

A movimentação ocorre em meio às discussões jurídicas envolvendo eleições antecipadas para Mesas Diretoras de câmaras municipais. O debate ganhou força após decisões do Supremo Tribunal Federal (STF) que estabeleceram que essas eleições devem ocorrer após o pleito geral realizado em outubro. Recentemente, a eleição da Mesa Diretora da Câmara Municipal de Várzea Grande foi anulada pela Corte, aumentando a preocupação entre os parlamentares cuiabanos quanto à segurança jurídica do processo.

Mudança no regimento depende de apoio qualificado

Para viabilizar uma eventual candidatura à reeleição, Paula Calil precisará aprovar uma mudança no Regimento Interno da Câmara de Cuiabá. A proposta exige o voto favorável de dois terços dos vereadores.

De acordo com interlocutores envolvidos nas negociações, a matéria somente deverá ser levada à votação caso haja garantia prévia do número necessário de votos. Até o momento, entretanto, o apoio necessário para aprovar a alteração regimental ainda não estaria consolidado.

Leia Também:  Justiça Eleitoral reconhece ilegalidade de provas e devolve mandato a vereadora

Com o novo alinhamento entre os grupos de Paula Calil e Dilemário Alencar, a disputa pelo comando da Câmara de Cuiabá entra em uma nova fase, marcada por negociações políticas e pela busca de consenso em torno da futura composição da Mesa Diretora.

Continue Reading

POLÍTICA MT

POLICIAL

MATO GROSSO

MUNICÍPIOS

MAIS LIDAS DA SEMANA